sábado, 9 de abril de 2011

Programa de Mobilidade

1.Arrastar

Júlia com 3 meses(ainda não arrastava,mas eu deixava ela no chão com brinquedos e com a tia bia)
                               Júlia com 5 meses,já se arrastando no seu ginásio

  • Benefícios: é um exercício imprescindível para o desenvolvimento normal do cérebro, pois faz com que os dois hemisférios trabalhem juntos. Também é essencial para promover uma boa coordenação motora no futuro e boa concentração.
  1. Ponha seu bebê de bruços numa superfície limpa (pode ser cama ou um colchonete);
  2. Disponha alguns brinquedinhos a uma certa distância do bebê;
  3. Incentive-o a se arrastar até os brinquedinhos.
  4. Faça os exercícios diariamente, dando o máximo de oportunidade para seu filho se arrastar.
E se Meu Filho não Conseguir Arrastar, Pode ter Problemas no Futuro?

Sim. Após haver estudado o desenvolvimento de crianças normais e de crianças com problemas, pesquisadores dos Institutos da Filadélfiachegaram a conclusão de que pular etapas do desenvolvimento motor, pode acarretar a falta de determinadas habilidades à criança. Podem surgir conseqüências adversas, como problemas de coordenação motora, problemas de concentração, hiperatividade, dificuldades na dominância hemisférica (por exemplo, o indivíduo não consegue ser totalmente destro, ou totalmente canhoto) e dificuldades de aprendizado, principalmente em leitura e escrita.

OBS: tudo o que foi dito aqui sobre arrastar, também se aplica ao ato de engatinhar. Portanto, ambas são etapas importantíssimas do desenvolvimento neurológico dos bebês.
  
                                           

3 comentários:

  1. oi mariana você sabe se todos os bebes com down tem o mesmo desenvolvimento?ou uns podem demorar mais para fazer certas coisas, como arrastar,sentar...?

    ResponderExcluir
  2. Oi Suelen,sei sim. Os bebes com down,igualmente aos outros bebes,tem seu tempo individual. Para tudo...quando a Júlia começou a sentar,uma maezinha me disse que o bb dela da mesma idade não sentava. Tem crianças que andam com 1 ano e 4 meses,já outras que só andam com dois anos. E nem sempre essa diferença é por ausência de estimulo,as vzs duas mães estimulam seus filhos igualmente,mas um tem um tônus muscular melhor do que o outro e por isso responde mais rápido aos estimulos. Isso vale pra todos os aspectos do desenvolvimento,cada um tem seu tempo. A júlinha sabe dar tchau mas não sabe bater palma. Uma amiguinha da mesma idade já é o contrário,sabe bater palma mas não sabe dar tchau. Beijinho e fica com deus

    ResponderExcluir