Glenn Doman e Carlos Véras
Quem assistiu o vídeo da Ana Carolina e leu a reportagem sobre ela,viu que se referem a Glenn Doman e ao instituto Véras.
Um pequeno resumo sobre eles:
Glenn Doman era um fisioterapeuta,presidente do instituto para o desenvolvimento do potêncial humano da Filadélfia(EUA). Ele e sua equipe estudavam crianças com lesões cerebrais e que tinham desenvolvimento atrasado. Em longos anos de pesquisas fizeram inúmeras descobertas e ganharam vários prêmios,inclusive aqui no Brasil.
Dr. Raymundo Véras, Clínico Geral e Otorrinolaringologista, e sua esposa Dra. Maria de Lourdes Lôbo Véras, advogada, após incansável luta para tratar e reabilitar seu filho José Carlos Lobo Véras, que após um acidente, ficara totalmente imobilizado aos quinze anos de idade, conhecem o Dr. Gleen Doman, que desenvolvia um método específico de reabilitação. Aquela altura, José Carlos estava tetraplégico mas vivo, razão pela qual seus pais partiram na busca de encontrar as respostas sobre o que fazer para ajudar seu Filho. De volta ao Brasil, Raymundo e Maria Lourdes Véras, pretendendo continuar o tratamento de José Carlos e estendê-lo a outras pessoas, especialmente crianças necessitadas de reabilitação, decidiram, depois de estudarem profundamente o Método Doman, fundar uma instituição.
Glenn Doman acreditava que toda criança com comprometimento intelectual, motor e sensorial, ou não, possui potencial. Porém estas funções não nascem prontas. Temos que dar e criar oportunidades para que elas se desenvolvam. Em crianças com comprometimentos,o desenvolvimento vai igual a qualquer outra criança até um certo ponto,e a partir desse ponto,passa a ter dificuldades,sendo necessários um série de estímulos. O cérebro é o nosso foco principal. Ele é a causa dos problemas. O resto são sintomas de que algo não vai bem com ele, que precisa de cuidados, de organização.
Ou seja,acreditavam que não adiantava tratar só os problemas do corpo,como por exemplo um atraso na mão,e sim,que é necessário tratar o causador desse problema na mão,o cérebro!
Glenn Doman pulblicou alguns livros:
Porém os livros são muito antigos,por isso não são encontrados em livrarias,não são mais publicados e muito menos traduzidos para o português. Eu consegui esse ultimo: ''como ensinar seu filho a ler'' na biblioteca de uma faculdade. É realmente muiiiito bom,Doman fala que ler é uma função cerebral e nada pode estimular tanto o cérebro como a leitura,e que ao contrário do que os pais pensam,não se deve ensinar uma criança a ler com 7 anos,quanto mais cedo melhor.
Sua metodologia baseada na maximização do potencial da criança, e é essencial quando você começa cedo, pois depois não será tão fácil como quando a criança é pequena, Doman disse: "A capacidade de armazenamento de dados concreto é proporcional à idade "e" É mais fácil ensinar uma criança de um ano para ter um conhecimento enciclopédico para ensinar uma criança de sete anos. "
No seu programa,ensinam aos pais uma série de exercícios para serem feitos em casa, introduzindo os pais no campo do desenvolvimento da criança, ensinando-os o que fazer para desenvolver o cérebro de seu filho e como é possível aumentar e/ou melhorar essa velocidade, através de estímulos.Os resultados obtidos em diferentes áreas são atualizados semestralmente pela sua equipe, e ficam registrados dados sobre pacientes que não enxergavam e passaram a enxergar, que não andavam e passaram a andar, outros que não falavam e passaram a falar, além do número significativo de altas alcançadas com sucesso.Assim como a Ana Carolina!
Essa é a tabela do perfil do desenvolvimento humano ultilizada pelo Glenn Doman e pelo instituto Véras:
http://www.veras.org.br/perfil-tabela.asp?Area=atendimento






Nenhum comentário:
Postar um comentário