quarta-feira, 30 de março de 2011
Bom,pela minhas conversas com as mães,as dúvidas mais frequentes são em relação ao tempo que certas coisas acontecerão com seus filhos. Então vou colocar aqui as que mais me perguntaram e as que eu mais perguntei e peço que cada mãe responda a idade que aconteceu com seu filho para que possamos ter uma base e não nos preocuparmos tanto. Também peço que deêm dicas de perguntas para que eu possa fazer enquetes. Obrigada!
P.s: As respostas das perguntas foram baseadas no desenvolvimento da minha filha,variando de criança para criança,dai o motivo que peço para as mães responderem.
Qual a idade que nasceu o primeiro dente do seu filho?
A maioria das mães me falou que o primeiro dentinho dos filhos nasceu entre o 7 e o 9 mês.Isso é bem relativo de criança pra criança,lembrando que nem sempre os primeiros dentinhos seram os de baixo(como na foto).A júlia já vai fazer 8 meses e até agora não tem nem sinal de dente,apesar que desde o 5 mês ela não tira a mão da boca.
Qual a idade que ele sentou?
Começei a deixar a Júlia sentadinha com 5 meses e meio,por ordem da terapeuta oculpacional,mas eu segurava as duas perninhas dela esticadinhas,deixando o tronco o mais livre possível para que ela podesse treinar equilibrio de tronco. No sexto mês ela já ficava sozinha por alguns instantes e depois caia.No finalzinho do sexto mês ela já ficava sentada firme e fazia os apoios de frente com a mão. Porém sempre coloco um travesseiro atrás dela pois as vezes ela se empolga tanto em uma brincadeira,ri e perde o equilibrio(detalhe,cai morrendo de rir).
Qual a idade seu filho levantou o pescoço?
A Júlia nunca foi molinha,as médicas sempre me disseram que a hipotonia(ausência de tônus muscular) dela é pouca,não me lembro ao certo quando ela ficou com o pescoço realmente firme. Pela ordem das fotos que postei dela no orkut,deve ter sido entre o 2 e o 3 mês. Sei que desde o 1 mês colocava ela em cima de um rolinho(mais ou menos no peito) por ordem da fisioterapeuta,e com isso ela levantava o pescoço para olhar as coisas,até ficar firme de vez.
Qual a idade seu filho rolou?
A Júlia começou a rolar com aproximadamente 6 meses(quando a testinha conheceu o chão pela primeira vez hehehe).Quando aprendeu não parava de rolar,agora parou mais...a novidade é fazer força na cabeça para se levantar.
Qual a idade seu filho engatinhou?
Bom,algumas mães me falaram que os filhos pularam a fase do engatinhar,o que não é bom pois o engatinhar ajudar a desenvolver uma parte importante do cérebro,por sinal a parte responsável pelo aprendizado da matemática. Outras me disseram que foi por volta dos 11 meses,outras com um ano,outras não engatinharam de gatinho e sim de bumbum,enfim. A Júlia não engatinha ainda,no 6 mês passou a se arrastar de ré, rsrsr,e também da a volta pro lado esquerdo(fazendo um circulo). Faço vários exercícios deixando ela de gatinho para que ela queira engatinhar. Do jeito que tá danada acho que não vai demorar muito não eim?!
Qual a idade descobriu as mãos. E os pés?
As mãos ela descobriu no primeiro mês,como não pegou chupeta adorava chupar o dedo. O problema é que ela ficava muito com a mão fechada e por isso não pegava nada,eu fazia vários exercícios para ela abrir mais a mão,essa demora fez com que atrasasse o desenvolvimento dos braços,só no 6 mês ela começou a esticar eles para pegar as coisas. Já o pé descobriu agora do sexto para o sétimo mês.
Seu filho mamou?
Várias mães me falaram que o filho não conseguiu mamar,mas vale lembrar que várias crianças sem Down também preferem mamadeira por saciar mais a fome.A Júlia mamou exclusivamente até o 6 mês,de lá pra cá venho tentando fazer ela ingerir outros alimentos mas está sendo beeem complicado. Ela rejeita tudo,papinha, água,suco,frutinhas... Estou fazendo um trabalho junto com a fono. mas até agora não vem dando resultados. E o pior é que a mama não supre mais as necessidades dela,e morro de medo que ela fique fraca!
Seu filho pegou chupeta?
A Júlia não...
Seu filho projeta muito a língua para fora?se sim o que você faz?
Minha pequena não projeta a língua porém de uns tempos para cá fica bastante com a boca aberta. A fonoaudióloga disse que quando ela começar a se alimentar corretamente diminui mais. Além de fazer exercícios no queixo e bochecha.
Com que idade seu filho deu os primeiros passos?
A maioria das mães me disse entre 1 ano e 2 meses e 1 ano e 6 meses.
Seu filho deu trabalho para se alimentar?
Pelo o que me contam,todos comem tranquilamente(menos a minha hehehe).
Em média quanto tempo demorou para seu filho responder aos estímulos?
Acho que quando seguidos corretamente antes de um mês já dão resultados. A minha filha responde bem rápido,acho que vai depender da dedicação dos pais!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Com que idade param de usar fraldas em média?
ResponderExcluirA Ana sentou sozinha com 7 meses, não lembro quando rolou, seu primeiro dentinho foi o de cima e nasceu uma semana antes de completar 1 ano, com 1 ano e 6 meses começou a engatinhar de 4 certinho, antes se arrastava e engatinhava meio que sentada, dava uns passinhos segurando na mão com 1 ano e 5 meses, mas só foi criar coragem com 1 ano e 10 meses, aí sim, não parou mais. Quanto as fraldas ela largou com 2 anos e 10 meses, tanto de dia como da noite, foi bem tranquilo, ja que optamos por esperar o tempo dela.
ResponderExcluirGisele
Eu acho bem importante isso de respeitar o tempo de cada criança! Não adianta forçar nada,te mque ensinar e ajudar,mas forçar não!
ResponderExcluirBom Dia Marina, me chamo Juliana e sou fisioterapeuta.
ResponderExcluirEstou impressionada com o desenvolvimento da sua princesinha Julia, tendo em vista que diante de muitos estudos, a criança com SD tem um atraso no desenvolvimento motor, a Julia não teve nenhum atraso, praticamente o desenvolvimento de uma criança que não tem a Síndrome.
Estou trabalhando com uma bebê de 1 ano e 4 meses e agora que ela está ficando sentada sem apoio. Acredito que por falta de estimulos da mae, que não imaginava que a criança deveria começar a ser estimulada ao nascimento. Mas fiquei muito feliz em ver os resultados da Julia. Com certeza, meus parabéns vai à você, que deve dedicar-se muito à ela. Acompanharei sempre suas atualizações no blog.
Abraços