quarta-feira, 30 de março de 2011

 

Gente,depois que a Júlia nasceu,passei a viver a realidade em relação a falta de esclarecimento das pessoas sobre SD. Várias vezes já fui questionada com as seguintes perguntas:

O que você tomou na gravidez?foi remédio? Vc tomava muita bebida alcoólica? Sua filha é especial porque o Seu sangue e o do pai dela não combinaram? As vezes,nem os próprios pais entendem bem o motivo da síndrome. O down não é consequência de nenhum remédio abortivo,ingestão de bebidas alcoólicas na gravidez,pancadas na barriga,enfim...Não foram identificados fatores durante a gravidez que possam causar a síndrome, visto que, a formação cromossômica ocorre na fecundação e nos primeiros estágios do embrião.


A síndrome de Down é causada por um ACIDENTE GENÉTICO que ocorre em média em 1 a cada 800 nascimentos.Às vezes,acontecem erros durante o processo da concepção e multiplicação das primeiras células do embrião.
Cada pessoa possui 46 cromossomos(onde estão guardadas nossas características genéticas) ,sendo 23 do pai e 23 da mãe,os cromossomos ficam em pares.O que ocorre é que um terceiro cromossomo se infiltra no cromossomo 21 do bebê. Dos 23 pares de cromossomos, no 21,o par fica com três cromossomos, em vez de dois, e o equívoco passa a ser reproduzido nas células da criança. Os especialistas ainda não sabem explicar por que aparece um cromossomo a mais. Ele pode vir tanto da mãe quanto do pai. Há uma clara relação entre a idade da mãe e o problema. 
Quanto mais velha a mulher, maior é a probabilidade de ter um bebê com Down. O que se sabe é que não há culpados. Não há nada que se possa fazer antes ou durante a gravidez que previna a síndrome de Down. Ela existe em todas as raças, classes sociais e países do mundo. Pode acontecer com qualquer pessoa. Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome.

Um comentário:

  1. A falta de esclarecimento continua sendo a maior causadora de preconceitos e ignorância.
    Que pergunta é esta: por que seu filho é assim?????
    Ninguém tem culpa em conceber um filho com Down; não há a relação com medicamentos ou com a genética familiar. Todos os dias nascem crianças normais, crianças com deficiências físicas, crianças com deficiências mentais, crianças com Down, sem que nenhum de seus pais tenha contribuído para isso.
    E se Deus permite que chegue à uma família uma criança cega, surda, muda, paralítica, com Down, sem Down ou seja lá como for, é porque certamente esta família precisa dela. Lindo seu blog filha!! Parabéns por sua corajosa iniciativa.

    ResponderExcluir